quinta-feira

O três pastorinhos




- Sr. Joaquim, o senhor tem um cancro em estado adiantado, as metástases...
- O Senhor não gosta das coisas perfeitas - disse o Sr. Joaquim. -Tinha eu a minha casita junto ao ribeiro, as ovelhas, moía o meu pão e deu-me a mulher os três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. Mas o Senhor não quis que as coisas fossem perfeitas, Dr., e levou-me o Francisquinho ainda ele não tinha três anos.
- Lamento, Sr. Joaquim.
- Perfeito só o Senhor. Em sendo de outra maneira quem mais Lhe lembraria a perfeição? O meu Francisquinho foi por ajuda ao Senhor que ama acima de tudo os pequeninos e, em morrendo, os quer junto a si. Quando as minhas casarem...
- Gostava de as casar, Dr., mas não terei tempo, pois não?
- …
- ... assim tenha o Senhor presteza para um velho e será sem maior pena.
- Quis Deus que à minha Lúcia já lhe arrastem o pé, é boa rés o rapaz. O pai tem um café na vila e um antepassado andou por estes montes, era miguelista e comeu deste pão; um outro andou com o meu pai a passar republicanos fugidos de Espanha. A Jacinta, queira-a Deus, é pior que as cabras, mas é feita de miolo de pão. Não ficará por aqui, mais cedo ou mais tarde irá para a cidade; como uma borboleta procurará a luz. Não irá ter boa vida, tem demasiado de feitio e coração. A Lúcia sim. Há sempre uma primeira vez para tudo, não é Dr.? A Jacinta irá para longe e esta tosse não quer que eu veja netos. O Francisquinho herdaria o moinho e as leiras, parte das ovelhas; agora será o dote delas. Não é a tosse, pois não Dr., não se morre de tosse.
- A Lúcia tomará conta disto e da mãe, o rapaz não terá nisso prejuízo. O Francisquinho, de qualquer jeito, estaria em terras de França, como os que não morreram, quase todos. Ficará sozinha a mulher, mas é de têmpera, Dr. - ela velará pelo rio e pelo moinho, um rapaz para o pastoreio e para amanho das leiras conversa-se. A Lúcia não vai chorar, sai ao pai. É assim, não é Dr.? Deus saberá porquê e, certamente, velará pela minha Jacinta, para que cumpra o seu destino.
- Sempre verá a mãe nas festividades, não é? Ela sempre virá nas festas, não é?
- Sr. Joaquim...
- O Senhor não gosta das coisas perfeitas, Dr..

Sem comentários:

Enviar um comentário